A volta do Vinil

Para quem acreditava que o vinil não iria voltar, como meu avô que trocou sua coleção de vinil por cds, ele esta voltando. Cada vez mais encontro discos lacrados em lojas como Livraria Cultura e outros picos mais alternativos. Na Europa e Estados Unidos os consumidores de disco nunca ficaram frustrados como os brasileiros, lá o mercado diminuiu mas nunca acabou e encontra-se facilmente disco novos de bandas underground quando mainstream. Já por aqui, a alguns anos atrás, a última fábrica de vinil, que ficava no Rio de Janeiro, fechou para sempre por não ter mais encomendas.

A uma semana atrás lí uma máteria na Folha Online que a Sony esta relançando algumas figurinhas em disco e apostando na volta para o Brasil, por um preço bem salgado por enquanto, e algumas pessoas consagradas do mundo da música compararam o cd com o vinil as escuras. O resultado da comparação foi a superioridade da agulha e alguns concluíram que o MP3 se trata de uma amostra da música, por possuir pouca qualidade.

A sony vai colocar os preços dos disco por volta de R$90, o que eu acho um absurdo. Sempre compro disco importado por volta de 55 a 70 reais e saí caro por conta de embargos alfandegários, quase 70% do valor em cada disco. Selos independentes, como a norte americana Dischord Records, colocam preço de tabela no disco por volta dos U$7 a U$10 e orienta o consumidor a não pagar mais do que isso no U.S. Esta é uma atitude que provavelmente a industria da música brasileira não ficaria muito feliz em assumir.

Estou muito feliz que o mercado Brasileiro esta voltando com o disco de vinil, mas por outro lado muito triste pelo absurdo que estão cobrando, por mais que o disco seja de 180 gramas, diferentes dos discos feitos na década de 80 que pareciam ser feitos de pinico reciclado, é um preço muito salgado e não insentiva o consumidor comprar a bolacha preta.

Resta saber se o pessoal do independente vai entrar de cara a tapa nesta volta ao disco de vinil.

Post por Joaquim Prado.

There are no comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: